Você já ouviu falar em cachepot? Sabe para que ele serve? Hoje eu vou te mostrar para o que serve e como fazer cachepot artesanal de formas bem simples e práticas.
O cachepot o cachepô é uma peça que é usada para receber o cobrir outro vaso. A vezes são usados em vez dum vaso mesmo. Os cachepot servem para decorar sua casa e dar uma nova cara aos vasos que você já tem. Existem diversas formas de fazê-lo e é possível utilizar muitos materiais diferentes para criá-lo.
Portanto, se você quer aprender como fazer cachepô de diferentes forma é só continuar sua leitura, que tem muita coisa legal pela frente!
Como Fazer Cachepot de Papel
Sem dúvida existem muitos tipos de papel e podemos usá-los para fazer diferentes cachepot de papel. Com efeito, a seguir tenho algumas sugestões de como montar cachepot de papel de forma simples e prática.
Cachepô Feito Com Papel Reciclado
Primeiramente, uma ótima forma de fazer cachepot artesanal é utilizando papel reciclado. Afinal, assim você alia o artesanato com uma prática sustentável extremamente super válida atualmente!
Para fazer seu cachepô de papel reciclado, você pode escolher em folhas de revistas velhas, figuras ou desenhos que sejam agradáveis e possam tornar-se papel decorativo. A partir daí você pode usar a técnica da papietagem que já ensinamos aqui para fazer seu DIY cachepot como esse da foto.
Cachepot Artesanal com Papel Xadrez
Outra forma de fazer seu cachepô é com papel xadrez. Existem diversas cores que podem ser utilizadas e diferentes tipos de xadrez. Ele é ótimo para decorar festas juninas ou outros tipos de festas.
Afinal, o cachepô também serve muito bem para guardar docinhos, pirulitos e balinhas e fica lindo em cima da mesa de seu evento! Portanto, faça esta ideia e divirta-se! Só se lembre de usar papeis mais estruturados.
Cachepot DIY com Papel Kraft
O papel kraft é super versátil e fácil de ser manipulado, por isso, ele pode ser uma opção perfeita para você fazer seu cachepô! Além disso, podemos encontrá-lo em diferentes espessuras, então ele é um tipo de papel firme e ideal para este tipo de criação.
Nessa sugestão fizemos um cachepot para flores que pode ser decorado com outros elementos para dar um toque diferenciado, como por exemplo fitas de cetim ou de renda.
A seguir tenho mais algumas dicas bem legais de como fazer cachepô de papel:
Como Fazer Cachepot de Tecido
Seguindo nossa explicação de como fazer cachepot, vamos passar agora para os tecidos. Mais resistentes que o papel, o cachepô artesanal de tecido tem a vantagem de que ele pode ser lavado quando vemos que ele está sujo.
Cachepot Artesanal com Tecido Estampado:
Não precisa ser nenhum expert em costura para montar um cachepô com estampas como esse. O mais legal é que você pode brincar com as estampas e misturá-las, criando combinações super divertidas.
Quando for fazer esse tipo de cachepô, certifique-se de tirar as medidas corretas do vaso que será coberto por ele.
Cachepô de Juta:
Nesse segundo exemplo temos esse exemplo muito prático de cachepot artesanal feito com tecido de juta. A juta é um tecido bem barato e muito versátil que pode ser encontrado facilmente nas lojas de tecido da sua cidade.
Conforme dito anteriormente os cachepôs podem ser usados também para armazenar outros tipos de objetos além das plantas. Aqui ele virou um cesto para legumes e frutas muito charmoso e uma ótima sugestão de presente.
Cachepot DIY de Crochê:
Mais uma forma de como fazer cachepot e aqui temos um modelo bem interessante feito de crochê. Para quem já está acostumado a trabalhar com essa técnica será bem fácil, pois não serão necessários pontos muito complexos.
Se você não esta adepto em fazer crochê, temos um ótimo post aqui sobe Como Fazer Crochê Para Iniciantes.
Você pode fazê-lo no formato e tamanho que for mais apropriado para guardar o que você deseja. Na minha opinião as linhas mais largas são as que se encaixam melhor com esse tipo de trabalho.
Legal essas ideias de como fazer cachepô de tecido, não é mesmo? Tenho mais algumas sugestões para te inspirar:
Como Fazer Cachepot Artesanal de Madeira:
Por fim, outra forma super criativa de se fazer cachepot artesanal é com madeira. Você vai ver várias sugestões de como fazer cachepot de madeira para dar um toque a mais nos ambientes da sua casa.
Para outras ideais de artesanatos em base de madeira, veja nosso post sobe as 5 Ideias de Artesanato de Madeira
Cachepô artesanal com madeira de demolição:
Sem dúvida o que eu acho mais legal na madeira de demolição é que cada pedaço de madeira é único. Com isso criamos peças exclusivas como esse cachepô rústico que vai muito bem tanto em ambientes internos quanto externos.
A ideia aqui é deixar a exclusividade da madeira à mostra. Repare que as cores diferentes de algumas madeiras dão todo um charme para sua peça. Tenho certeza de que um cachepô como esse será sucesso de vendas!
Cachepot Feito com Palitos de Picolé:
Aqueles palitos de picolé, aparentemente sem uso, podem se transformar em uma peça muito legal. Aliás, essa sugestão de cachepot de madeira é ótima para se fazer até com crianças se você for professor(a) da Educação Infantil.
Para fazer é bem simples e você só precisa dos palitos, tinta colorida e cola branca. Você ainda pode usar um pote como base para ficar mais fácil decolar os palitos de picolé.
Cachepô em MDF:
Definitivamente o MDF é um tipo de madeira muito usado por artesão e artesãs, pois além de ser muito versátil, ela consegue absorver bem diversos tipos de tinta e vernizes.
Os cachepôs de madeira em MDF são facilmente encontrados em lojas de artesanato e costumam ser bem em conta dependendo do tamanho. O mais interessante é que além de funcionarem como peça coringa, podemos pintá-los da maneira que preferirmos.
E para finalizar, tenho ainda mais algumas sugestões muito legais de como fazer cachepot de madeira para você se inspirar. Olha só:
Molde Cachepot para imprimir
Agora, temos um molde para ajudar você a fazer o seu cachepot. Para usar basta fazer o download do PDF e recortar. Ele pode ser impresso em qualquer impressora, você pode usar papel oficio e depois repassar o desenho para um papelão mais duro (ex. papel cartão) ou imprimir um um papel com gramatura maior.
E aí, o que achou das sugestões de como fazer cachepot? Não faltam inspirações para você começar a produzir os seus próprios modelos.
E conforme falei no início do post, depois que você pegar prática na produção das suas peças e for aperfeiçoando a sua técnica você vai conseguir anunciar vender seus trabalhos, garantindo assim uma grana extra no orçamento.
Deixe seu comentário aqui embaixo dizendo o que você achou do artigo ou se tem alguma dúvida. Teremos o maior prazer em te responder.
Até a próxima!