O papel quando bem trabalhado tem resistência para se transformar em verdadeiras esculturas como mostra o grande escultor de papel Inglês Sher Christopher. Ele iniciou sua carreira com papel machê mas com o tempo foi aprimorando a técnica para trabalhar apenas com papel.
Seus trabalhos buscam maior realismo, suas criações lembram marionetes, em oposição ao jogo de formas abstratas de Jen Stark. Abaixo tem algumas das esculturas de papel criadas por Sher Christopher.
Eu gostei muito dessa obra Christopher foi capaz de transmitir muito bem o estado de espirito do boneco e a maneira como a sua imaginação se debruça sobre o livro.
Aqui podemos ver os estudos iniciais, em papel, do corpo dos personagens. Olhando assim parece até simples mas da pra perceber que tem todo um estudo sobre os volumes dos corpos e o modo como eles se encaixam para passar a complexa ideia de movimento e integração entre cada uma das minúsculas partes que compões toda a obra.
É quase como uma engenharia do papel que tem de analisar cada componente para estruturar de modo que mantenha a resistência e a fluidez dos movimentos.
Além de obras isoladas Sher Christopher é capaz de criar verdadeiras composições que além de ser belas plasticamente elas são capazes de estimular a nossa mente a perceber a história que ele tenta nos passar. É quase como se fosse um frame de um filme congelado onde nossa mente é capaz de dar continuidade a história sem que necessariamente dependa de sua existência.
O que você achou dessas obras inteiramente construídas com folhas?
http://www.sherchristopher.com/