Saber como calcular preço do artesanato é uma das tarefas que causam dor de cabeça para aqueles artesãos que desejam utilizar seus trabalhos artesanais como fonte de renda.
Como definir o “preço justo” do artesanato, tanto por quem faz a peça quanto pelo comprador?
O preço deve ser alto o suficiente para cobrir os custos de produção e para sobrar lucro para o artesão. O preço também deve ser o suficiente para gerar alto volume de vendas.
Afinal se o valor for muito alto ninguém irá comprar e se for baixo demais você terá prejuízo financeiro.
Nesse artigo eu irei simplificar todo o processo de precificar artesanato. Vamos lá!
Como Calcular o Preço do Artesanato
O preço do artesanato que você usa na hora de vender pode ser calculado com esse fórmula:
Preço do Artesanato = (Custos Fixos + Custos de Produção + Hora trabalhada) x (1 + Margem do Lucro)
Parece tudo meio confuso, mas ao longo desse artigo você vai ver que calcular o preço correto do seu artesanato não é tão difícil quanto parece. No entanto, se ainda sim você tiver dúvidas, é sempre bom buscar a ajuda de quem entende e o SEBRAE pode ser um ótimo parceiro.
Existem muitos custos escondidos na produção de artesanato, mas todos esses custos devem ser conhecidos e somados na hora de definir o preço do artesanato. Então vamos lá!
Custos Fixos
Os custos estruturais ou fixos são todos os outros gastos relacionado ao seu artesanato que você puder imaginar (água, luz, telefone, Internet, depreciação, ônibus, gasolina, frete).
Por exemplo: Vamos supor que o caderno Copta que fazemos em nosso curso de Encadernação Artesanal demora 40 minutos para fazer. As despesas ficariam as seguintes:
Mesmo que seu atelier de artesanato seja em casa, vc deveria incluir esse custo no seu artesanato.
As despesas em princípio parecem poucas, mas quando contabilizadas nas várias peças produzidas representam um gasto considerável.
Outros custos fixos podem incluir internet, telefone, água, etc.
Custo de Depreciação
Caso você utilize máquinas e ferramentas de alto valor como computador ou máquina de costura, o custo de depreciação deve ser calculado e adicionado ao artesanato para que você não tenha prejuízo. Nosso programa Precifico calcula a depreciação automaticamente.
Custos de Produção
Os materiais são todos os componentes que fazem parte da peça produzida, desde um simples botão até o mais caro tecido que foi utilizado.
É importante lembrar que nem sempre utilizamos todo o material em um único artesanato. Por isso é importante saber fazer uma divisão proporcional ao material utilizado.
No exemplo do caderno artesanal no estilo Copta temos os seguintes materiais: Papelão cinza, papel de revestimento da capa e contra capa, as folhas do miolo, a linha da costura e a cola.
A tabela abaixo demonstra valores ilustrativos para exemplificar o cálculo:
A embalagem para artesanato também faz parte dos preços de produção e deve ser incluído no seu calculo de preço.
Para quem quer um aplicativo que calcula o preço de seu artesanato automaticamente, dividindo os gastos dos matérias, o Precifico faz isso de forma automática para você.
Hora trabalhada
A hora trabalhada é o tempo que você passa se dedicando a fazer aquele artesanato específico.
A valor por hora trabalhada é diferente do lucro da empresa e é importante não confundir os dois conceitos.
Do mesmo modo que um funcionário de uma empresa é pago por hora trabalhada você também precisa mensurar o valor do seu tempo.
Mas como colocar preço no seu tempo fazendo artesanatos?
Eu recomendo calcular o valor da sua hora baseado no seu salário. Se você fosse contratar alguém para fazer o que você faz, qual seria o salário dessa pessoa?
Ex.: Se você pagaria R$1.500 mensal e trabalha 160 horas por mês (40 horas por semana), então o valor da sua hora de trabalho é de R$12,50.
O valor da hora trabalhada deve ser alterado a medida que você se torna mais especialista na sua área.
A melhor forma para você aumentar o valor de sua hora trabalhada é investindo em você. Aqui no Arte com Papel, oferecemos cursos para aprender novas técnicas e habilidades no mundo de Artesanatos.
Lucro
O lucro é o valor que vai ser poupado para você poder reinvestir no seu negócio. Este reinvestimento pode tomar a forma da compra de novas ferramentas ou em cursos para aprimorar os seus conhecimentos.
O lucro também pode ser usado para distribuir o dinheiro para você, assim aumentando seu patrimônio.
O preço final muda conforme a seu margem de lucro. Geralmente a porcentagem de lucro que é adicionado as peças variam de 30% a 150%.
Você pode variar de acordo com a sua estratégia de negócio. Para um cliente que faz um grande pedido você pode baixar sua margem de lucro, gerando assim o preço de atacado.
Veja algumas dicas de como deixar seu artesanato mais valorizado para outras estratégias de aprimorar seu trabalho artesanal.
Exemplo de Como Calcular o Preço de Artesanato
É importante mencionar que as fórmulas para cálculo de preço de artesanato não são absolutas e incontestáveis.
Se o preço do seu artesanato saiu muito caro o barato, você deve avaliar quais os fatores que influenciaram para esse resultado e modificá-lo se é posivel.
Artesanato e Impostos
Esse artigo não incluiu custos com imposto. Por isso é bom você se informar se sua atividade de artesanato é livre de imposto. ou se tem que fazer pagamento de alguma contribuição para o governo. Nesse caso, o valor deve ser incluido no calculo do preço da sua peça.
Planilha para calcular preço de artesanato
Temos uma calculadora gratuita que você pode acessar aqui. Com ela você pode inserir todos seus custo, hora de trabalho, salário etc e no final ver o preço de venda ideal.
Para uma ferramenta mais completa e fácil de usar, recomendamos nosso programa Precifico. Com Precifico você pode ver o lucro exato gerado por cada artesanato feito por você e como aumentá-lo. Aprenda mais sobre Precifico aqui.
Video Aula – Como Calcular Preço de Artesanato
Planilha para calcular preço de artesanato
Temos uma calculadora gratuita que você pode acessar aqui. Com ela você pode inserir todos seus custo, hora de trabalho, salário etc e no final ver o preço de venda ideal.
Para uma ferramenta mais completa e fácil de usar, recomendamos nosso programa Precifico. Com Precifico você pode ver o lucro exato gerado por cada artesanato feito por você e como aumentá-lo. Aprenda mais sobre Precifico aqui.
Outros artigos sobre o negocio de artesanatos
- 5 Dicas para Valorizar seu Artesanato
- Como Montar Um Atelier De Artesanato Em Casa Com Baixo Custo
- Artesão é livre de imposto?
- Como Vender Artesanato
Vcs tem a tabela pra calcular o lucro? Me envia por favor?
Oi Maria, não usamos tabela porque preferimos usar o Precifico. Dá uma olhadinha aqui –> http://www.precifico.com
Boa noite.Peguei uma encomenda de decoração para aniversário tema junino,a cliente me deu todo o material,porém não estou conseguindo calcular somente a mão de obra,gostaria de saber como fazer esse cálculo. Usei dos meus materiais,cola quente,barbante,fitas e papéis coloridos e trabalho só 4 hs por dia.Desde já agradeço sua atenção
Oi Neila, usa essa calculadora que fica mais fácil pra você: https://artecompapel.com/wp/calculadora-artesanato/
Olá! Fiquei muito feliz com esta postagem que nos ensina a precificar um determinado produto. O formato na sua essência nos permite sermos mais eficazes na criação dos nossos produtos. Por outro lado, gostaria de saber se vocês tem alguma planilha, sendo que essa planilha pudesse atender toda essa excelente explicação.
Agradeço a disponibilidade.
Oi Fábio, que bom que o conteúdo te ajudou a esclarecer sobre precificação. Sobre a planilha, temos uma ferramenta feita pra facilitar o cálculo de peças artesanais. Se vc quiser conhecer basta dar uma olhada nesse link: http://precifico.com/
Abraços.
Olá Lucas! Gostei muito do seu artigo, é muito útil, mas aqui segue uma dúvida: no caso, eu ainda sou de menor e estava querendo começar a vender chaveirinhos e outros objetos simples que eu faço à mão, planejo até abrir encomenda para desenhos que eu faço, o objetivo é tentar juntar dinheiro para fins pessoais, mas mesmo com todos esses cálculos, achei um pouco de dificuldade em precificar de maneira que seja agradável pra vender e dê pra lucrar. Poderia me ajudar? Um abraço!
Oi Isadora, a maneira mais fácil que conheço é usando Precifico. Caso você não conheça dá uma olhada nesse link: http://precifico.com/precifico-gratis/
Parabéns. Explicações excelentes. Vou usa-las com certeza. Obrigada.
Oi Vera, que bom que gostou 🙂
Abraços!
Bom dia.
Vendo o produto na rua, andando, contato direto com o possível comprador.
Esse tempo deve ser colocado no cálculo do valor da hora trabalhada?
No caso de outras pessoas venderem o produto pra mim, qual seria o percentual de comissão a ser concedido?
Oi Mônica, Você pode atribuir uma comissão pela venda, mas não tenho como te passar um valor específico porque tem vários fatores que influenciam, como, cidade, tipo de artesanato, preço cobrado pela concorrência etc.
bom dia lucas,
vc poderia me ajuda? como faço para calcular artesanato feito com eva? fiz uma peça onde existem varios pedaços pequenos de eva e naõ consigo calcular, como faço?
Oi Wania, uma forma para você calcular é usando o peso, assim vc não precisa medir cada pedaço das peças. Abraços!
Boa noite.
Adorei a explicação, porém fiquei com uma dúvida: onde entra o salário neste cálculo?
Bom dia… Nossa!! Esse cálculo me parece um pesadelo, é terrível para eu fazer esse tipo de cálculo, já tentei e desisti. Aqui onde moro, eu moro de favor, trabalho com saboaria, peças de mdf e biscuit, só que não sou eu que pago as contas, nem mesmo sei quais são os valores das contas, as pessoas não me deixam ver de jeito nenhum. E esse cálculo com despesas me desespera, e acredito que vai ficar um preço exorbitante no final, vendo no Mercado Livre e no Elo7, só que, veja bem, as pessoas quando vão comprar fazem pesquisa de preço e obviamente compram os mais baratos, então, até o hoje não consegui vender nenhum kit de higiene para bebê, pois estou vendendo com biscuit por R$ 350,00 e as pessoas vendem por R$ 120,00 até R$ 200,00, conclusão, na pesquisa ninguém escolhe o meu. Tem um cálculo mais exato em porcentagem? Eu uso o excel para isso… Por favor, me ajude…
Olá, dá uma olhada nesse vídeo que vai te ajudar a esclarecer os cálculos: https://artecompapel.com/wp/inscricao-aula-calculo-preco/
Eu também recomendo que você dê uma lida nesse outro artigo porque vai ajudar a fazer as pessoas escolherem o seu produto e não os dos concorrentes: https://artecompapel.com/wp/5-dicas-para-deixar-seu-artesanato-valorizado/
Abraços!
Gostei muito do artigo, vai me ajuda bastante, pois, vou começar um pequeno negócio. Muito obrigado.
Muito bom o artigo, parabéns, eu tenho uma dúvida, sera que pode me ajudar? Penso em como precificar artesanato/arte, o que usar como parâmetro? Abraços!
Gostei bastante do artigo,pois é difícil encontrar explicações assim,bem detalhadas.Parabéns e obrigada!
Oi Monica, que bom que você gostou do artigo detalhado. =)
Obrigado pelo comentário
Bem interessante! Preciso assimilar um pouco melhor.
Uma dúvida é: no tempo que gasto para ir até a loja e procurar os tecidos e ser atendida.
Outra dúvida: clientes pedem novidades porém não compram, até porque a feira que eu participava não tinha um dia estabelecido para expor, variava muito e os clientes não sabiam quando voltar, assim, acabo ficando por estocar produtos e vai ficando as vezes meses até a última sugestão ter sido vendida, porém outras já entraram no estoque. Pensei em colocar um contador de giro para acrescentar tipo remuneração da poupança (rsrsrs) mesmo assim se não pagasse o cartão de crédito essa conta não ia conferir no final das contas.
Obrigada pelo conhecimento compartilhado!
Oi Iraide, obrigado pelo comentário.
O tempo gasto para ir a loja deve ser adicionado e rateado no custo dos materiais que você comprou. Isso deve ser incluso afinal tempo é dinheiro.
Quando você for participar de feiras é importante levar cartão de visitas com informações de contato e seu site ou loja virtual pra que as pessoas interessadas no seu trabalho possam te encontrar. Estoque é um problema porque geralmente quanto mais tempo a peça passa mais ela perder valor devido a depreciação dos materiais utilizados.
Abraços e sucesso!
Eu trabalho com croche e a minha dúvida pra calcular o valor das horas trabalhadas está no pouquíssimo tempo que disponho livre para confeccionar cada peça. Tem dias que só consigo trabalhar 1 hora por dia em cada peça ou até menos ainda 20/30 minutos. Como faço pra calcular minha hora de trabalho nessa situação?
Oi Roselaine, Obrigado pelo comentário 🙂
Mesmo que você trabalhe poucas horas por dia basta você somar as horas necessárias para finalizar uma peça. Com base nessas horas
que você deve calcular o valor.
Abraços,
Lucas
Oi Lucas, por favor me orienta?…
Sou artesã, mas jamais quis comercializar minhas peças antes. Eu faço crochê.
Nesta semana postei uma blusa e já recebi 3 encomendas da mesma.
Pra fazer a minha blusa gastei 2 novelos grandes.
Não tenho tempo (horas) estipulado, pois depende da minha disponibilidade.
Como calcular o valor justo para minhas clientes pagarem?
Obrigada.
Oi Bárbara, nesse caso você deve ter uma estimativa das horas que você utilizou pra confeccionar a peça. Baseado nisso e nos seus custos você consegue ter uma ideia de quanto seria o preço de venda. É importante que você calcule pra não sair no prejuízo
Abraços,
Lucas
Lucas, Boa tarde!!!
Antes de ver sua fórmula eu fazia da seguinte forma: calculava o valor dos custos de material dobrado, ou seja, se eu gastasse R$ 20,00 com custos eu acrescentava ao preço total do produto mais R$ 20,00, além da hora trabalhada e do lucro. Eu percebia que os produtos ficavam mais caros e em alguns casos eu deixava de vender, e agora com sua fórmula eu cobrarei o que é justo e em consequência disso venderei mais. Muito obrigado por essa grande ajuda!!!
Oi Laerth! Que bom que gostou do artigo 😀
É sempre bom calcular na ponta do lápis os custos pra ter ideia se o preço de venda está valendo a pena.
Abraços!
Olá, Lucas… Gostei muito do seu artigo… muito elucidativo; uma orientação e tanto para a nossa prática. Obrigado. Abraços.
Oi Hosaná! Fico feliz que tenha gostado 😀
Abraços!
Olá, como cálculo o valor da gasolina, já q vendo em feira livre em outra cidade e tem a gasolina da compra dos materiais.
Oi Valeria,
Você deve fazer o cálculo proporcional ao que você utiliza pra se deslocar da sua cidade e voltar. Tem que medir direitinho
os quilômetros que você gasta para cada deslocamento e fazer uma proporção com o valor da gasolina.
Abraços!
Acho que você se enganou quanto cálculo do valor do hh. 320 horas por mês dá mais de 10 horas por dia. O correto é dividir o valor do salário por 176 (22 dias trabalhados – 8 horas por dia).
Oi Elayne, isso vai depender da quantidade de horas que cada pessoa trabalha por mês nas atividades relacionadas ao artesanato. Tem gente que trabalha apenas 80 horas por mês e outros um pouco mais. O importante é personalizar a tabela e dividir pelas horas que você trabalha.
Abraços!
Não concordo em trabalhar 22 dias/mês, 8h/dia. Uma vez que é patrão, trabalha-se em dobro, isto é, eu trabalho de 18hs a 20 hs por dia, 7 dias na semana. Não tiro folga uma vez por semana, e sim, planejo “férias” nos dias que gostaria. É essa a vantagem do artesão.
Oi Elayne, obrigado por compartilha sua experiência. A hora e dia de trabalho é você que escolhe e vai depender do tempo que você tem disponível. Nesse artigo foi colocado um exemplo apenas pra demostrar as etapas para calcula o preço.
Nossa gostei muito da explicação, eu entendi,mais gostaria de perguntar eu trabalho com MDF,faço kits higiene para bebês, e caixas e tudo mais, eu fico confusa quando alguém vem trazer uma peça pra mim decorar,sendo que eu tenho o produto e já decoro,mais quando vem trazer eu custo pra saber como cobratmuma peça que não é minha,mais vou usar meus matérias e meu trabalho,como cobrar? Pode me ajudar por fabor?
Oi Ana, se alguém levou pra você o material o ideal é não incluir ele no cálculo. A única
coisa que você vai incluir é a sua mão de obra, os custos e o gasto com outros materiais que você utilizou,
mas que foi comprado por você.
Abraços e Sucesso!
Trabalho com chinelos e tinha feito um curso para preços de venda, mas aperfeiçoei com sua matéria, Ótima matéria. Mas não entendi bem sobre o preço do varejo, você adicionou 1.5? Poderia esclarecer melhor?
Obrigada
Que bom que gostou Angela!
Esses 1.5 é uma margem de erro porque a maioria das pessoas acabam esquecendo de inserir algo
no cálculo do preço porque as vezes dependendo do tipo de artesanato
que cada pessoa faz o calculo minucioso se torna muito complexo.
oi tenho uma duvida por exemplo trabalho com biscuit e mdf fiz todo esse calculo mais tenho duvida por exemplo num porta lapis mdf com uma bonequinha total gastos vc ensinou $10.51foi o gasto pra vender o certo seria $23,64
Oi Raquel, Pra biscuit basta usar essa mesma fórmula.
Abraços!
Oi, gostei muito e achei ótimo.
Mas fiquei com uma dúvida… Trabalho com crochê e muitas vezes as clientes pedem peças com cores mescladas. Nestes casos específicos eu devo cobrar o valor total da linha? Pois na maioria das vezes eu não consigo aproveitá-las posteriormente, já tenho várias linhas em casa que usei a metade e ninguém quer as cores.
Oi Lizianne, nesse caso você deve cobrar o valor da linha toda incluindo o pedaço que não vai dar pra aproveitar porque se não, a longo prazo, você vai sair no prejuízo.
Olá Lucas, excelente o seu post, eu que não tenho noção alguma de estatistica entendi claramente os seus explicativos. Tive apenas uma dúvida, na ultima tabela não entendi de onde vc tirou o preço de varejo sendo R$30,25, seria uma estimativa que fazemos ou tem um calculo pra isso?
Obrigada
Oi Bruna, foi um erro de digitação. O correto é R$31,29 que é o preço de atacado. Obrigado por avisar.
Abraços
Excelente, Lucas. Bastante esclarecedor. Você tem uma didática invejável e um desprendimento próprio de quem é abençoado! Obrigada.
Oi Threza, muito obrigado pelo elogio 🙂
fico feliz em saber que estou ajudando
Abraços!
Excelente artigo! Facilitou e muito!
Gostaria de saber onde acrescentar porcentagem de comissões para revendedores?
Olá, Lucas. Parabéns pela sua iniciativa de propagar essa cultura de formação de preço na comunidade do artesanato. É, de fato, indispensável que os artesãos/artesãs levem tudo isso em conta na hora de precificar seu artesanato.
Lucas muito obrigada por sua preciosa ajuda, com certeza são dicas preciosas, que Deus lhe abênçoe ricamente por seu talento, dedicação e pelo seu empenho em compartilhar seu talentos com outros, isso nesse mundo é raríssimo. P.S. Também gosto de compartilhar o que aprendo.
Oi Alexsandra,
Fico muito feliz em compartilhar e saber que estão te ajudando.
Abraços!
Olá Lucas, como sempre suas dicas são incríveis e ajudam muiiiiito. Sei que seu exemplo foi específico para área de encadernação, mas e para quem trabalho com várias técnicas? Qual sua dica para calcular o preço final. No meu caso trabalho com tecido, papel e linha.
Oi Cláudia, o processo para calcular o preço é o mesmo para outras técnicas.
Você tem que calcular o quanto de tecido, papel e linha você usa para fazer uma peça
e baseado no preço que você compra você deve calcular o valor proporcional.
Por exemplo, se você compra um carretel com 100 metros de linha por R$17 e usa 10 metro
por peça, o custo que deve ser inserido no cálculo é de R$1,70. Entendeu ?
Abraços!
Não me expressei muito bem. Minha dúvida é se mesmo não sabendo o número de peças que vendo no mês, já que faço várias coisas, terei que calcular mesmo assim peça por peça? Tem meses que vendo mais bolsas, outros acessórios e por aí vai. Não é uma coisa fixa.
Oi Cláudia, agora entendi o eu caso, veja o cliente tem que pagar o preço justo pelo produto que ele comprou, o ideal é que o preço seja calculado baseado nos gastos que você teve para produzir cada um dos produtos que ele comprou independente da quantidade de peças que você consiga vender. Por isso é bom construir uma tabela de preço, porque toda vez que você vender uma bolsa ou outro acessório você não precisa calcular o preço novamente.
Muito bom,agora sei como cobrar um preço certo pra meus clientes
valeu
Oi Tania,
Que bom que consegui te ajudar. =)
Abraços!
hiper legal os seus estudos e dicas!
Que bom que gostou Erlandia! Obrigado pelo Comentário.
Abraços!
Lucas, obrigada por esta matéria.
Obrigado pelo comentário Dionizia!
Ótimo artigo Lucas! Esclareceu várias dúvidas.
Obrigado pelo comentário Claúdia!
Espero que esse artigo te ajude.
Gostei muito da matéria como calcular preços. E quero saber como cobrar o preço da hora para ensinar artesanato (oficina).
Obrigado, Julia.
Eu vou ver se escrevo outro artigo para tirar essa sua dúvida.
Abraços.
Bem esclarecedor. Obrigada
Fico feliz pelo seu comentário Ivone.
Abraços!
Já li vários esclarecimentos à respeito, mas nunca tão detalhado…melhor só desenhando! Já li que pode ser compartilhado….vou fazer isso…obrigada pela gentileza!
Se tiver mais alguma dúvida pode perguntar que farei o possível pra ajudar a esclarecer.
Muito obrigada, ajudou bastante. Eu costumo aplicar o valor minimo e muitas vezes acabo me arrependendo. Vou repensar isso para não ficar frustrada no pós venda. Bj e obrigada
É por isso que devemos calcular certinho para ninguém sair perdendo nem o cliente nem o artesão. Quando agente cobra menos do que realmente vale quem vai estar pagando a diferença é agente, isso não é sustentável.
Amei a matéria! Será muito útil para mim,porque como você explicou uma das dificuldades do artesão é calcular o preço. Meu artesanato é muito variado e na hora de dar o preço é aquele drama! …
Agradeço muito pala sua sugestão !
Terezinha, no seu caso você pode calcular o preço um por um ou você pode calcular o preço de um e ter esse preço como referência para se basear nos demais.
Muito obrigada pelos esclarecimentos! Sempre tive dificuldades de colocar preço nas peças, você foi muito didático na explicação!
Obrigado Heloísa, fico feliz em saber que deixei tudo claro.
gostei muito me esclareceu muito as minhas duvida DEUS te abençoe
Amei! Posso compartilhar? Bjs e sucesso!!!
Pode compartilhar sim Andreá.
Olá Lucas…adorei suas explicações. Nos ajudou muito a cobrar o preço certo. Muito obrigada. Deus o abençoe.
Ola Lucas…..adorei o texto e as informações……o MEI também pode fazer parte dos seus calculos para chegar ao valor da peça…….
Celina, é importante adicionar o MEI também, mas para simplificar eu optei por não abordar essas questões nesse artigo.
Gostei muito deste artigo,pelos esclarecimentos,e´ sempre bom saber mais e colocar em pratica para ter um melhor rendimento e oferecer preços justos,
obrigado